Adicionando ISO para instalação de OS no Proxmox

De Opa! Wiki

Adicionando ISO para instalação de OS no Proxmox VE

Um arquivo ISO (ISO) é uma imagem de CD, DVD ou BD de um sistema de ficheiros ISO 9660. Por outras palavras, refere-se a qualquer imagem de um disco óptico, mesmo uma imagem UDF. Alguns dos usos mais comuns incluem a distribuição de sistemas operativos, tais como sistemas Linux ou BSD, e Live CDs. A sigla ISO significa Organização Internacional de Padronização (International Organization for Standardization) e está sendo padronizada por ISO9660.

Esse tipo de gravação permite manter os padrões originais com cópia em uma “imagem” perfeita. O arquivo em ISO é importante para fazer uma formatação limpa, sem manter arquivos e com o sistema “sem erros”, ou serve também como alternativa ao instalador automático integrado nas versões anteriores do sistema operacional.

Comumente o arquivo ISO é disponibilizado no site oficial do OS em questão, como no caso da IXCSoft que disponibiliza a ISO de instalação do sistema direto em seu site. Caso queira baixar a ISO do IXC pode estar acessando nosso site ou clicando em Instalação do DebianIXC.


A instalação de OS em uma VM no Proxmox VE funciona da mesma forma, através de ISO. Neste material será apresentado de forma simples e prática como efetuar upload de ISO para criação de VM no Proxmox VE.


Passo 1

Primeiramente acesse seu Proxmox e selecione o armazenamento local onde deseja inserir sua nova ISO.

P1.png

Passo 2

Após selecionar o armazenamento local onde irá subir o novo arquivo clique em Content em seguida clique em Upload.

P2.png

Passo 3

Ao clicar em Upload irá abrir uma janela para inserir o arquivo desejado.

Em Content possui a opção de selecionar ISO Image ou Container Template. ISO Image é para criação de uma VM onde é instalado o OS por completo, seu arquivo é com extensão .ISO e Container Template é para o caso de criação de um novo Container onde não há a necessidade de instalar Kernel, seu arquivo é com extensão .tar.gz. No nosso caso vamos escolher ISO Image para subir um arquivo de instalação em VM.

P3.png

Clique em Select File... e escolha a ISO desejada em seu computador. Selecione o arquivo desejado para realizar Upload e clique em Open.

Passo 4

Assim que o arquivo desejado estiver selecionado pode estar clicando em Upload e dando inicio ao processo de upload do arquivo desejado.

P4.png


P5.png

Passo 5

Quando o processo de upload estiver concluído e a ISO estiver no armazenamento local correto, conforme imagem abaixo, pode estar dando inicio ao processo de criação de sua VM.

P6.png


Referências:

https://www.thomas-krenn.com/de/wiki/Proxmox_ISO_Upload

-

Desenvolvido por Pedro Amorim

Voltar a Página principal