Criando nova VM no Proxmox

De Opa! Wiki

Criando Nova VM no Proxmox

Proxmox VE é uma plataforma completa de código aberto para virtualização de servidores corporativos. Com sua interface WEB incorporada torna a criação de VM's e containers uma tarefa simples e de rápida aplicação.


Esta solução usa o hypervisor KVM (Kernel-based Virtual Machine) e containers OpenVZ, permitindo realizar a gestão de máquinas virtuais, redes virtualizadas, armazenamento e HA (High Availability) Clustering.

Neste material será apresentado de forma rápida e prática a criação de uma VM. Precisaremos para o exemplo de um Proxmox VE instalado e configurado. Caso não possua o Proxmox devidamente instalado pode utilizar nosso material http://45.174.128.140/index.php?title=Instala%C3%A7%C3%A3o_Proxmox_Modo_Passo_a_Passo como guia de instalação.

Segue abaixo os passos para criação de uma VM no Proxmox:

Passo 1

Acesse seu Proxmox VE e selecione a opção Create VM, como na imagem abaixo:

K1.png

Passo 2

Insira um Nome para nova VM e uma ID.

Caso opte pode estar deixando ID definida pelo próprio Proxmox no momento da criação da VM.

K2.jpg

Passo 3

Selecione a ISO do sistema a ser instalado selecionando primeiramente o disco onde se encontram os arquivos de instalação e em seguida a ISO desejada.

No caso do exemplo abaixo a ISO foi inserida no disco local. Após selecionar a iso a ser instalada selecione o tipo de sistema operacional e sua versão de instalação. Nesse exemplo será feita a instalação de um sistema operacional linux e versão de Kernel 4.X/3.X/2.6.

Caso possua duvidas de como inserir uma ISO no Proxmox pode estar verificando o material http://45.174.128.140/index.php?title=Adicionando_ISO_para_instala%C3%A7%C3%A3o_de_OS_no_Proxmox para realizar o processo de upload de iso.


Passo 4

Selecione o disco onde deseja instalar seu OS e em seguida altere o tamanho do disco para valor desejado.

No caso abaixo o OS será instalado no disco local-lvm com um tamanho de 100 GB.


Passo 5

Selecione a quantidade de sockets e cores de processamento para o seu OS.

Passo 6

Insira a quantidade de memória RAM desejado para seu OS.

Importante lembrar que a memória RAM é inserida em MB no Proxmox, ou seja, se desejar inserir 4 GB de memória RAM deve inserir o valor de 4096 MB.

Passo 7

Revise as configurações de rede de sua nova VM.

K7.png

Passo 8

Verifique se todas as configurações estão corretas, se não estiver pode estar editando a informação incorreta em seu campo correspondente clicando em Back. Se a VM estiver com todos os campos corretos pode estar clicando em Finish para concluir a criação de sua VM. Conforme imagem abaixo.

K8.png


Conforme pode verificar na imagem abaixo a VM foi criada corretamente

K9.png

Agora pode estar ligando a VM e iniciando o processo de instalação do OS selecionado.


Referências: https://pve.proxmox.com/wiki/Qemu/KVM_Virtual_Machines

-

Desenvolvido por Pedro Amorim

-

Página principal