Migração de VM

De Opa! Wiki

Procedimentos iniciais para uma Migração de VM do Opa!suite

Esteja ciente que a migração é um processo delicado e que pode demorar dependendo da quantidade de dados que o sistema possuir, durante todo o processo de migração a plataforma deverá estar parada ou seja sem atendimento e sempre com acompanhamento de nossa equipe de INSTALAÇÃO - OPA! SUITE.

Passo 1: Primeiramente terá que subir uma nova VM no seu virtualizador seguindo nossa lista de requisitos e utilizando nossa ISO mais recente.

Requisitos mínimos para subir a VM: Requisitos mínimos para instalação do sistema do OPA Suite

OBS: Caso tiver firewall na porta de acesso SSH adicionar o IP da IXC nas regras para que tenhamos acesso. (Solicitar ao técnico que estiver lhe atendendo o IP da IXC)

Passo 2: Após Subir a nova VM com outro IP Público informar ao atendente do OPA! Suite do setor de instalação que deseja iniciar o processo de migração e informar os Dados das VM:

  • IP para acesso ssh.
  • Senha root.
  • Porta SSH (caso tenha alterado a padrão)
  • Usuário e senha do seu OPA! Suite para que possamos salvar os dados de seus canais de comunicação.

OBS: Caso deseje mudar também o IP da VM deverá fazer a mudança no seu painel de hospedagem trocando o apontamento do subdomínio da plataforma, para que possa funcionar as integrações e receber as mensagens da sua API.

Com essas informações nossos técnicos irão iniciar o processo de migração do seu Banco de dados e subir na nova base.

Se não possuir um IP público disponível para migração deve informar o nosso atendente para que seja realizado o backup da sua base atual, depois desligaremos a VM em uso para que possa subir uma nova VM com o mesmo IP, porém realizando a migração dessa maneira o processo é mais demorado pois teremos que baixar o backup para nossa estrutura e depois subir para a nova VM isso demanda mais tempo, portanto ficará sem atendimento por um tempo maior devido a esse processo.

Politicas de Migração

Migrações são feitas mediante agendamento com o técnico atendente, são feitas de segunda-feira até na quinta-feira, desde que seja no horário de expediente, e até no máximo iniciar o processo as 17 horas, não fazemos migrações na sexta e sábado,(salvo em casos que for de emergência).

Em casos que o cliente não tem de forma alguma parar seu atendimento na empresa, existe como agendar uma migração fora do horário de expediente, terá um custo da hora do técnico que irá acompanhar valor da hora (consulte a IXC), lembrando que é em caso de extrema necessidade, pois fora do horário comercial não temos suporte técnico da API do whatsapp, em casos de problema nos canais de comunicação terá que aguardar horário de expediente para solucionar.

-

Desenvolvido por Rafael Bergamin

-

Editado por Adrian M. Deprá.