Requisitos mínimos para instalação do sistema do OPA Suite

De Opa! Wiki

REQUISITOS MÍNIMOS PARA INSTALAÇÃO DO SISTEMA DO OPA SUITE

Precisa ser feita a instalação do serviço em servidor local ou em cloud com acesso/usuário root.

- Necessita IP Válido pra funcionar o sistema.

- Obrigatoriamente precisa ser IP Público / Caso não possua um IP para o sistema recomendamos a contratação de serviços de hospedagem que forneçam um IP. (Recomendamos um IP dedicado setado na VM do sistema para seu funcionamento integral).

- IMPORTANTE: É de extrema importância que seu servidor possua um firewall antes do OPA, pois atualmente no OPA existem dois firewalls internos, que são a ultima linha de defesa em um possível caso de ataque, então reforçamos sempre essa parte, pois caso não tenha um firewall antes do OPA, e venha a ocorrer muitas requisições ICMP, DDoS ou Botnets por exemplo, o servidor aonde está instalado o sistema irá trabalhar somente para barrar essas requisições, consumindo todos os recursos do servidor tornando a utilização do seu sistema muito lenta.

- Porta 443 precisa estar aberta para toda a internet, sem firewall.

(A porta 443 possuí segurança por criptografia por conta do certificado SSL)

- Porta de acesso SSH (22/padrão ou uma outra) deve ser criada uma regra de firewall onde somente o IP da IXC e os de sua confiança possam ter acesso.

- As demais portas do servidor do Opa Suite precisam estar fechadas.

- SUBDOMÍNIO: Se o cliente tiver conhecimento ou tiver o acompanhamento de um técnico ou consultoria, precisamos que realize um APONTAMENTO TIPO A, em alguns painéis de hospedagem está como NOVA ENTRADA DE DNS, de um subdomínio para utilizar no Opa! (ex: opasuite.dominioprincipal.com.br ou atendimento.dominioprincipal.com.br) apontando para o IP da VM do Opa!. (Não fazer direcionamento (CNAME) nem "criar" um subdomínio no CPANEL, apenas apontar nos registros/zone de DNS).

O servidor ou VM deve atender OBRIGATORIAMENTE os seguintes requisitos mínimos, lembrando que se o sistema for instalado em virtualizador com outras VM's, os recursos precisam ser DEDICADOS somente ao OPA, esses recursos não podem ser compartilhados com outras VM's que estão no mesmo virtualizador.

* Até 1.000 atendimentos mensais: 1 CPU 2 core (I5, Xeon ou equivalente), SSD de 100Gb e Memória de 4Gb.

* Até 5.000 atendimentos mensais: 1 CPU 4 core (I5, Xeon ou equivalente), SSD de 150Gb e Memória de 4Gb.

* Até 10.000 atendimentos mensais: 2 CPU 4 core (I7, Xeon ou equivalente), SSD de 250Gb e Memória de 6Gb.

* Até 20.000 atendimentos mensais: 2 CPU 4 core (I7, Xeon ou equivalente), SSD de 500Gb e Memória de 8Gb.

Obs.: Caso o servidor no qual o IXC Provedor esteja instalado seja uma máquina física este servidor será responsável apenas pela execução do mesmo, ou seja, terá que ser utilizado uma outra máquina diferente para instalação e execução do Opa! Suite, no entanto se o servidor que o  IXC Provedor está instalado for uma maquina  virtualizada (VM), pode-se  criar uma outra (VM) para o Opa! Suite dentro do mesmo servidor, desde que, esta cumpra os requisitos mínimos especificados, e que o OPA e o IXC não sejam instalados no mesmo disco, pois o dois sistemas no mesmo disco podem ocasionar lentidão em alguns dos sistemas.

O tamanho do disco pode variar de acordo com a quantidade de dados  (logs de servidor habilitados, volume de atendimentos da empresa).

- BACKUP: O sistema do OPA! Suite não conta com uma rotina de backup automatizada, devido à não contar com esse processo, o cliente pode entrar em contato com o setor de INSTALAÇÃO - OPA! SUITE semanalmente para realizarmos o backup do seu sistema, aonde será executado o processo via linha de comando e o arquivo ficará salvo dentro do diretório /etc/backups/, precisando transferir esse arquivo do servidor do OPA para um armazenamento externo ou em nuvem.

Não é recomendado:

    •    Instalação em notebooks, computadores domésticos ou computadores gamers.

    •    Instalação em virtualizadores domésticos (VMware Player, Virtualbox).   

Caso não possua um IP valido, ou requisitos suficientes no momento e/ou queira optar por locar um servidor na nuvem, trabalhamos em parceria com o pessoal da Ferenz Networks, por já terem conhecimento de como funciona o Opa! Suite, facilitando sua ativação e atendendo nosso protocolo de instalação. Consulte valores e informações no site: https://minhaconta.ferenz.com.br/store/cloud-opa-suite


http://wiki.opasuite.com.br/index.php?title=Instala%C3%A7%C3%A3o - Link para auxílio e esclarecimentos de possíveis comuns duvidas para subir de maneira correta no servidor a ISO do Opa! Suite.

-

Desenvolvido por Alef Jr Sangoi

Editado por Adrian M. Deprá

-

Página principal