Submissão de novo Template (Whatsapp Business Enterprise API)

De Opa! Wiki

Nessa Wiki, iremos verificar como solicitar novos Templates de Mensagens verificados pelo Facebook pelo canal Whatsapp Business Enterprise API.

O template, são mensagens registradas que têm como finalidade a abertura do atendimento da empresa com o cliente, dando inicio a uma conversa, podendo ser clientes que já estão cadastrados como também clientes que será realizado o primeiro contato

No menu, indo na aba 'Canais de Comunicação'



Vá até o seu canal do Whatsapp e clique no ícone dos três potinhos para abrir as opções e logo em seguida clique em 'Editar'.


Abrirá uma janela com as informações sobre o canal, nas opções superiores da janela, clicamos em 'Templates de Mensagens'.


Clicando nessa opção, abrirá outra janela onde listará os templates verificados. Caso já possua templates verificados cadastrados, não será possível editar estes, pois foram previamente verificados o seu conteúdo e aprovados pelo Facebook.

Nessa Janela também terá no canto inferior direito, um botão com o simbolo de '+', onde poderemos enviar novos templates para verificação do Facebook. A verificação dos templates leva em torno de 24 horas, o Facebook analisa o conteúdo que está inserido, se o mesmo não infringe nenhuma politica de segurança e privacidade ou que possam vir a ofender os clientes.



Clicando nessa aba, abrirá uma nova janela com três campos que precisamos preencher.


1º Nome (elemente_name): Esse campo refere-se ao nome do template, nesse campos não podemos fazer o uso de 'espaço' entre as palavras, ao invés de 'espaço' usaremos o simbolo _ (Underline). E o nome deve ser todo em letras 'minusculas'.

2º Linguagem: Aqui iremos selecionar em qual Linguagem está o nosso Template, então dentre as opções listadas, selecionamos 'Português do Brasil (pt_BR)'.


3º Mensagem: Aqui iremos inserir o conteúdo da mensagem, lembrando que todo o atendimento feito através do template, precisa necessariamente que o cliente responda o template para que assim se abra a janela de transferência de mensagens, então sempre recomendamos que no conteúdo da mensagens tenha uma pergunta no final, ou algo que instigue o cliente a responder para que assim possa ser dada sequencia no atendimento.


No conteúdo dessa mensagem, podemos inserir variáveis automáticas do Opa!, são elas:

Para o uso da variável, no local onde desejamos que haja essa variável, colocamos o seguinte ícone: Deepin Screenshot selecionar área 20200915095546.png

E caso deseje colocar mais de uma variável na mensagem, iremos inserir o mesmo ícone, porém mudando a numeração de acordo com a quantidade de variáveis.

Ex.: Para uma variável Deepin Screenshot selecionar área 20200915095024.png

Para duas variáveis Deepin Screenshot selecionar área 20200915095046.png, Deepin Screenshot selecionar área 20200915095216.png, e assim consecutivamente.

Após preenchermos todos esses campos, conforme informado acima, clicamos em salvar.


Iremos verificar que o template ficará com um sinal de exclamação, isso significa que ele foi enviado e passará pelo processo de analise.


Dentro desse template teremos as informações do próprio template. Já no último campo teremos o 'Status' que são eles:


submitted (ícone amarelo): Esse status refere-se a quando o template foi enviado e está passando por analise.

Design sem nome (3).png

approved (ícone verde): Esse status refere-se a quando o seu template foi verificado e aprovado e já pode ser utilizado.

Whatswiki05.png

rejected (ícone vermelho): Esse status refere-se a quando o seu template passou por verificação e foi rejeitado e não poderá ser utilizado, assim será necessário fazer uma nova submissão de um novo template.

Design sem nome (4).png

Lembrando que ha diretrizes do Facebook para serem seguidas no conteúdo do Template, aqui está um link onde você poderá se informar melhor sobre o conteúdo da mensagem: https://developers.facebook.com/docs/whatsapp/message-templates

-

Desenvolvido por Marcelo Nogueira

-

Editado e atualizado por Ana Julia Borin -Implantação WhatsApp -Opa! Suite

-

Atualizado por Arthur Sechini -Implantação WhatsApp -Opa! Suite

Voltar ao menu principal