O Proxmox destaca-se por ser uma solução open-source, que oferece suporte para a virtualização dos mais vastos sistemas operativos. Esta solução usa o hypervisor KVM (Kernel-based Virtual Machine) e containêres OpenVZ, permitindo realizar a gestão de máquinas virtuais, redes virtualizadas, armazenamento e HA (High Availability) Clustering.
Clique aqui para fazer o download do Proxmox.
Para baixar a .ISO da última versão no link acima e gravar para uso via PenUSB, sugerimos o uso do Etcher como criador do pendrive inicializável, baixe o Etcher aqui.
Agora iremos iniciar a instalação do Proxmox através do ajuste para que o seu hardware (servidor) inicialize via usb, em seguida será apresentado a primeira tela de instalação do Proxmox, conforme imagem abaixo:
Após iniciar a instalação, se aparecer o aviso como a imagem abaixo, deverá habilitar na BIOS do servidor o suporte a virtualização KVM para que o proxmox possa gerenciar o processador, caso não aparecer o aviso, prosseguir com a instalação normalmente.
Após, concorde com o procedimento de instalação, conforme imagem abaixo:
Agora, selecione o disco ou volume onde será instalado o Proxmox:
Marque o fuso horário do seu servidor de acordo com o seu, neste exemplo iremoso deixar America/Sao Paulo:
Informe a senha que será usada em seu servidor Proxmox e um e-mail para a identificação do servidor:
Muito cuidado nessa etapa, aqui será informado os seus dados de rede, bem como o IP que será disponibilizado para acesso ao seu Proxmox, preferencialmente já use um IP que esteja disponível em sua rede exclusivamente para o Proxmox, como recomendação um bloco /30 e privado de sua preferência, onde estará exclusivamente disponível ao seu domínio de broadcast de rede e a quem sua permissão de rota for cedido.
Informe então:
Observe os dados na imagem abaixo:
Agora, aguardamos a instalação do servidor:
Confirmar a conclusão do processo:
Tela de login que irá apresentar na console do servidor:
Acesso via navegador da dashboard de gerenciamento do servidor:
Confirme o Certificado:
Login web na dashboard de gerenciamento:
Interface Web completa para a criação das máquinas virtuais:
À partir desse ponto o ambiente está disponível para ser criado de acordo com cada necessidade em seu modo mais amplo.