A configuração do backup é de extrema importância para sempre ter uma cópia atualizada do sistema em caso de qualquer imprevisto que possa ocorrer.
Esta documentação tem o intuito de mostrar os tipos de backup disponíveis no sistema.
Caso queira saber como configurar a integração com o backup, siga esta documentação
Os "tipos de backup" são formatos que podem ser executados no Opa! Suite com o objetivo de armazenar dados específicos.
Atualmente são eles:
O backup de chaves armazena as seguintes informações:
O seu objetivo é armazenar dados específicos e não consideramos necessário um backup frequente destes dados, pois sua frequência de alteração é relativamente baixa. Ele é importante pois estes dados são necessários para uma nova instalação de sistema, porém, é possível conseguir os mesmos em locais externos e posteriormente anexa-los a uma nova instalação. Portanto, o backup de chaves tem como principal benefício agilizar um processo de reinstalação do sistema, organizando as informações necessárias de maneira simples e centralizada.
Este backup armazena apenas alguns arquivos, então seu tamanho é significativamente pequeno em todos os tipos de ambientes.
O backup de arquivos armazena todos os arquivos carregados para a plataforma, resumidamente seu conteúdo possui
Este tipo de backup geralmente contém um grande volume de dados, pelo fato de armazenar todos os arquivos da plataforma. Seu tamanho varia de acordo com o volume de interações realizadas.
Este backup deve ser realizado periodicamente, em horários que não causem um aumento excessivo de processamento, preferencialmente, fora do horário de trabalho dos colaboradores ou em um período de menor volume de atendimentos.
O backup do banco de dados contém informações referentes a todos os tipos de registros na plataforma. Ele é a base para o funcionamento do sistema. Neste backup nós teremos resumidamente as seguintes informações:
Este backup deve ser realizado periodicamente, em horários que não causem um aumento excessivo de processamento, preferencialmente, fora do horário de trabalho dos colaboradores ou em um período de menor volume de atendimentos.
Contém todas as informações dos backups citados anteriormente. É o maior em volume de dados e consumo de processamento, porém, tem o objetivo de facilitar a organização dos dados. Caso não seja viável realizar backups separadamente por tipo, pode ser realizado um único backup periodicamente que conterá todas as informações.
Todos os backups são armazenados em nuvem, consulte sobre os sistemas de armazenamento em nuvem disponíveis.
Caso tenha outra rotina de backup configurada em uma VM (Maquina virtual) no mesmo virtualizador que o Opa! Suite se encontra, é importante configurar essa rotina de backups do Opa! Suite em outro horário, isso pode evitar que seu virtualizador fique sobrecarregado, caso isso ocorra pode ocasionar o mal funcionamento do mesmo.
Para gerar um Backup manualmente você pode você pode seguir os seguintes passos
Acesse o menu de backups do seu Opa:
Caso essa aba não esteha disponível para você ela precisa ser liberada dentro da aba de permissẽos do sistema. Você pode fazer essa liberação da nas permissões da plataforma.
Após isso você pode selecionar as opções do backup para iniciar a sua criação, pode seguir os passos abaixo:
É sempre recomendado realizar backups em períodos que não há um grande número de atendimentos na plataforma para evitar qualquer problema de instabilidade ou lentidão. Outra dica é evitar realizar backups completos, devido a utilização de memória para esse procedimento durante a utilização da plataforma.
Pronto, seu backup esta realizado e pode ser verificado na plataforrma em que foi criado, Mega, Drive ou no seu servidor SFTP.
Também é possível configurar uma rotina de criação de backups, configurando um horário, dia, e tipo para a execução do backup. Essa rotina serve para que os backups sejam realizados de forma automática. Para mais informações acesse nossa documentação de rotinas automáticas.
Os backups são cópias dos dados armazenados na plataforma e são importantes para que pontos de restauração possam ser criados em eventuais perdas de dados causadas pelos mais diversos tipos de problemas físicos e lógicos, como quedas repentinas de energia que podem corromper dados, problemas em interfaces de virtualização, problemas físicos em componentes de um servidor e relacionados.
Os backups sempre serão gerados internamente (na máquina em que o Opa! Suite está instalado) e posteriormente transferidos para a nuvem de preferência. Após a transferência para a nuvem, serão removidos do servidor que os gerou sem a possibilidade de recuperação. Este é um mecanismo necessário para economia de recursos do servidor principal, evitando que o servidor de produção tenha que armazenar dados que já estão salvos em uma nuvem específica.
Tendo em vista essa lógica de funcionamento, é necessário que tenhamos espaço o suficiente para a geração de um novo backup.
Exemplo lógico:
Após a geração do backup, os arquivos serão compactados para manter a organização dos arquivos e diminuir o seu tamanho.
O tamanho final pode variar muito de backup para backup. Mas, o tamanho pode ficar reduzido em aproximadamente 20%.
Significa que, um backup de 20GB, pode reduzir em aproximadamente 4GB após a compactação, ficando com 16GB na nuvem.
Lembrando que são dados aproximados, considerados em testes internos, o tamanho final do backup pode variar.
Os registros são salvos diretamente no banco de dados do Opa, em vez de em serviços externos (como Drive ou Mega), o que evita atrasos na visualização dos backups.
Botão de backup
Ao acessar os backups, vopcê tem disponivel a opção de criar um novo ou Sincronizar backups.
Se houver alterações diretamente no armazenamento remoto, utilize o botão Sincronizar backup para garantir que as atualizações sejam aplicadas, dentro do Opa.